Publicidade

Correio Braziliense

Exoplaneta menor do que Mercúrio é descoberto

Kepler 37b, como foi batizado o exoplaneta, foi descoberto pelo satélite americano Kepler


postado em 20/02/2013 18:55

Paris - Um exoplaneta, batizado Kepler 37b, menor do que o, até então menor dos planetas do sistema solar, Mercúrio, foi descoberto pelo satélite americano Kepler, de acordo com anúncio feito nesta quarta-feira (20/2) pela revista Nature.

O corpo celeste foi detectado, juntamente com outros dois planetas extrassolares, orbitando uma estrela chamada Kepler-37, de acordo com um artigo publicado pela equipe de Thomas Barclay (Centro de Pesquisa Ames da Nasa, Califórnia). Dois desses três planetas, entre eles Kepler 37b, são menores do que a Terra e o terceiro é duas vezes maior.

Leia mais notícias em Ciência&Saúde

Lançado em março de 2009, o satélite Kepler identifica potenciais exoplanetas observando as alterações de luminosidade de mais de 150.000 estrelas localizadas nas constelações de Cygnus (Cisne) e Lyra. Sua missão é encontrar planetas que tenham características propícias à vida.

Recentemente, os cientistas apenas podiam detectar exoplanetas maiores. Em dezembro de 2011 foi anunciado a descoberta de dois exoplanetas menores com dimensões semelhantes às da Terra. A descoberta anunciada nesta quarta-feira (20/2) transpõe esse limite, dado que Kepler-37b, que gira em 13 dias em torno de sua estrela, é menor do que qualquer um dos planetas em nosso sistema e está mais perto de seu sol. A temperatura da superfície de Kepler-37b pode ultrapassar 400 graus Celsius, segundo os astrônomos. Eles acreditam se tratar provavelmente de um planeta rochoso sem atmosfera ou água, como Mercúrio, e, portanto, inabitável.

Desde a descoberta do primeiro exoplaneta em 1995, mais de 800 planetas orbitando estrelas que não o Sol foram descobertos, de acordo com a Enciclopédia de planetas extra solares.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade