Ciência e Saúde

Estudo liga baixos níveis de testosterona e difunções sexuais em mulheres

A pesquisa foi feita pela Universidade Federal de Minas Gerais

Carolina Cotta
postado em 13/03/2013 06:09
A pesquisa foi feita pela Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte ; Elas ocuparam espaço no mercado de trabalho, governam nações, ganharam espaços inimagináveis até alguns anos atrás. Mas, na cama, 46% das mulheres ainda relatam experiências de disfunção sexual, problema definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a incapacidade de ter relações com satisfação. Cansaço, estresse, pouca sintonia com o parceiro e influência de medicamentos são fatores constantemente associados à ausência de prazer. Uma pesquisa inédita do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) acrescenta mais uma causa a essa lista: o baixo nível de testosterona.



O dado consta do estudo Avaliação da frequência de alterações hormonais em mulheres no menacme com disfunção sexual, tema da dissertação de mestrado da ginecologista e sexóloga Fabiene Vale. Menacme é o período da vida adulta feminina com atividade hormonal. É a fase entre a menarca e a menopausa. A análise da pesquisadora revelou a relação dos baixos níveis de testosterona com desordens que podem afetar o desejo, a excitação e o orgasmo ou causar dor durante ou depois do sexo. Segundo Vale, para uma função sexual adequada, toda mulher precisa de androgênio ; sendo a testosterona o mais importante.

A pesquisa foi feita pela Universidade Federal de Minas Gerais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação