Ciência e Saúde

Excesso de peso, sedentarismo e postura incorreta podem causar a lombalgia

O tratamento contra o desconforto reúne diferentes métodos, da acupuntura à cirurgia

Celina Aquino
postado em 30/03/2013 11:26
Belo Horizonte ; Já dizia o pai da medicina, Hipócrates: conheça bem a sua coluna vertebral para evitar problemas. Se todo mundo seguisse o conselho do médico grego, a dor lombar não causaria tanto incômodo. Basta um pequeno descuido para ela aparecer com força total. Carregar excesso de peso, sentar-se de forma desajeitada no sofá e até a falta de atividade física podem desencadear a lombalgia.

A região lombar é formada por cinco das 33 vértebras que compõem a coluna vertebral. Para explicar por que ela gera tanta dor, é preciso recorrer à física. É na base do esqueleto que a gravidade atua com mais força ; por isso a área é acionada para dar conta do peso do corpo e de qualquer extra que seja carregado. A lombar sofre também com o estilo de vida adotado. O mais comum hoje leva as pessoas a ficarem sentadas por horas diante do computador e da televisão. ;A vida moderna nos traz grandes desafios. Entre eles, a incapacidade de escolher a postura em que desejamos permanecer durante o dia. Em determinadas profissões, é necessário ficar longos períodos parados, o que provoca desequilíbrio da musculatura que estabiliza a coluna lombar;, diz o ortopedista mineiro Cristiano Magalhães Menezes, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

Tratamento

Em caso de dor, surge a dúvida: a que tipo de técnica recorrer em busca de alívio? ;O tratamento da dor lombar é complexo e multidisciplinar, mas é preciso associar os diferentes métodos a um diagnóstico preciso;, observa o ortopedista Cristiano Menezes. As opções vão desde medidas simples, como medicamento, fisioterapia e técnicas de reeducação postural, até cirurgia, que, nos últimos anos, evoluiu para ser minimamente invasiva.


A acupuntura tem eficácia reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, assim como existe evidência científica do benefício da quiropraxia. A massagem pode ser relaxante para o paciente. Pilates e reeducação postural global (RPG) reativam a musculatura. A escolha vai depender de cada caso, mas não deixa de ser importante conhecer cada uma das alternativas.


Acupuntura
Para a medicina chinesa, a dor é causada por bloqueio de energia. Em caso de lombalgia, portanto, algo está impedindo a livre circulação na base da coluna vertebral.

Massagem
O corpo precisa relaxar diante das tensões. Por isso, a massagem costuma promover alívio imediato da dor lombar.

Pilates
Equilíbrio postural. É essa a chave do método criado pelo alemão Joseph Pilates que virou moda: o pilates.

Quiropraxia
A especialista em quiropraxia Beatriz Ribeiro Esteves compara a coluna vertebral a um carro: desalinha à medida que você usa. Carregar o filho, viajar apertado no avião e até sentar-se com a carteira no bolso de trás da calça podem provocar movimentos imperceptíveis, mas que causam desalinhamento da estrutura óssea.

RPG
;Se você tem abdômen, coxa e bumbum fracos, um dia vai ter dor lombar.; O alerta é do fisioterapeuta André Diniz Ribas, que defende ser fundamental ter a musculatura alongada e estável, o que pode ser ajustado com a reeducação postural global (RPG).

O tratamento contra o desconforto reúne diferentes métodos, da acupuntura à cirurgia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação