Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Semicondutor térmico controla o fluxo de temperatura entre corpos

Com o aparelho, será possível ter paredes que ajustarão o calor e o frio de uma casa, reduzindo o uso do ar-condicionado

Belo Horizonte ; A persistência de um pesquisador belo-horizontino em descobrir uma tecnologia capaz de equilibrar a transferência de calor entre corpos com temperaturas diferentes culminou na criação de um semicondutor térmico. Desenvolvido pelo doutor em engenharia mecânica Marco Aurélio Bernardes, o sistema atua no controle do fluxo de calor entre dois ou mais corpos, e pode agir tanto como condutor quanto como isolante.


A tecnologia, que ainda está em fase de pesquisa, pode ser aplicada em vários tipos de materiais ; metais, resinas plásticas, vidro, madeira ou mesmo tecido. Na prática, o semicondutor é capaz de funcionar de forma unilateral, de modo a promover o gerenciamento do calor e evitar a contaminação térmica, o que pode melhorar o desempenho de microprocessadores e aparelhos eletroeletrônicos e contribuir para uma redução significativa do consumo de energia.