Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Ensinar com arte: professores recorrem a romances, filmes e gibis

Professores recorrem a romances, filmes, gibis e peças de teatro para ajudar nas aulas de disciplinas como química, física e matemática



Vilhena Soares

Decorar fórmulas, anotar equações e memorizar uma lista de elementos químicos. Esses fantasmas, que sempre perseguiram alunos com dificuldade para aprender as matérias exatas na escola, começam a ficar no passado. Usando recursos artísticos, como literatura, teatro e cinema, professores das disciplinas mais temidas pelos adolescentes inovam a maneira de ensinar e conseguem conquistar os pupilos, que já não fogem mais das lições dadas nas salas de aula.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Filmes de ficção científica e histórias em quadrinhos sempre foram as distrações favoritas de Peterson Páim. Ao se formar como professor de química pela Universidade de Brasília (UnB), ele resolveu juntar essas paixões e dividi-las com os alunos. Páim promove eventos diferentes nas aulas, como festivais de cinema em que os alunos criam curtas-metragens tendo a química como tema, shows de calouros com paródias sobre o conteúdo estudado e a exibição de trechos de filmes que o ajudam a ensinar a composição de elementos. ;Resolvi encontrar um chamariz para conquistar a atenção dos estudantes, do macroscópico para o microscópico. Uma explosão que ocorre em um filme, por exemplo, assistimos a cena e dissecamos a origem da fórmula. No fim, a lição se transforma em uma questão da prova;, explica.