Ciência e Saúde

Tecnologia identifica tipos de carnes presentes em alimentos processados

Método desenvolvido por pesquisadores brasileiros pode ser útil às ações de controle sanitário e aos produtores

Humberto Siqueira
postado em 15/04/2013 08:36
Belo Horizonte ; Diante da maior consciência sobre a importância da alimentação para a saúde, a ideia de que alguém é reflexo do que come é cada vez mais difundida. Hoje, parece muito óbvio que as escolhas feitas à mesa influenciam o funcionamento do organismo. Mas, se o consumidor compra gato por lebre, torna-se vítima de uma fraude. Recentemente, a mídia europeia denunciou a venda de produtos que deveriam ter sido produzidos com carne bovina, mas tiveram acréscimo de carne de cavalo. Em termos sanitários, o produto equino pode até ser mais seguro que a carne de boi, mas só se os animais forem criados desde o começo para esse fim.
Método desenvolvido por pesquisadores brasileiros pode ser útil às ações de controle sanitário e aos produtores
Para melhorar a identificação das diferentes proteínas animais, pesquisadores brasileiros desenvolveram uma metodologia que permite identificar os tipos de carne presentes em alimentos processados. De acordo com o biólogo Luiz Guilherme Dias Heneine, pesquisador da Diretoria de Pesquisa da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, ao analisar e verificar se há carne de cavalo, boi, cachorro e porco nos produtos, o teste pode contribuir, por exemplo, para o controle da vigilância sanitária no país e evitar misturas impróprias, como ocorreu na Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação