Ciência e Saúde

Mães precisam estar atentas às variações climáticas nos primeiros meses

Segundo especialistas, até as condições de aleitamento mudam de acordo com a temperatura

Isabela de Oliveira
postado em 23/04/2013 10:25
A espera de nove meses para ver o rostinho do filho pela primeira vez gera ansiedade em qualquer mãe. Os preparativos são muitos para a chegada do novo membro da família. E eles devem, segundo especialistas, levar em conta em qual estação do ano nascerá a criança. Uma pesquisa da Queen Mary University indica que o período do nascimento do bebê influencia na saúde dele, assim como os signos do horóscopo, que, de acordo com a astrologia, influem no comportamento das pessoas (leia Para saber mais). Apesar de polêmico, o estudo que vincula o calendário ao desenvolvimento do sistema imunológico traz à tona a importância de as mães levarem em conta as variações climáticas ao cuidarem dos seus pequenos.

Janine Moraes/CB/D.A.Press
Para os nascidos no Planalto Central, a atenção deve ser redobrada. Não é raro que o Distrito Federal entre em estado de alerta devido à baixa umidade do ar e às altas temperaturas registradas no segundo semestre do ano em Brasília. Em outubro de 2012, o alerta foi dado pela Defesa Civil após a umidade relativa do ar ficar entre 13% e 16%. As mães, atentas aos sinais do tempo, protegem os filhos do rigor da estiagem. Raquel de Souza, 32 anos, não dispensou o umidificador de ar quando a seca deu os primeiros sinais, em meados de agosto. Foi nessa época em que Kauan de Luca, de apenas 8 meses, começou a tossir e a espirrar.

Segundo especialistas, até as condições de aleitamento mudam de acordo com a temperatura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação