Ciência e Saúde

Avião solar suíço Impulse inicia travessia dos Estados Unidos

A aeronave movimentada por quatro motores alimentados por energia solar decolou pouco antes das 6h com destino a Phoenix (Arizona), onde deverá pousar após 19 horas de voo

Agência France-Presse
postado em 03/05/2013 11:58
Base Aerienne de Moffett - O avião solar suíço Solar Impulse decolou nesta sexta-feira (3/5) da base aérea de Moffett, perto de São Francisco na Califórnia, dando início a primeira etapa de sua longa travessia dos Estados Unidos, constatou a AFP.

A aeronave revolucionária movimentada por quatro motores elétricos alimentados por energia solar decolou pouco antes das 6h (10h no horário de Brasília) com destino a Phoenix (Arizona), onde deverá pousar após 19 horas de voo.

Para esta primeira etapa, o avião de apenas um lugar será pilotado par Bertrand Piccard, co-idealizador do projeto deste avião ecológico com André Borschberg, outro piloto.



Inicialmente, a partida estava prevista para 1; de maio, mas precisou ser adiada devido às condições climáticas. A equipe de Solar Impulse se prepara para esta nova aventura desde março na Califórnia, onde realizou os primeiros voos testes na região de São Francisco.

A travessia do oeste a leste até Nova York será feita em cinco etapas por razões de segurança, explicaram os dois aventureiros suíços, ressaltando que o avião pode, tecnicamente, realizar o voo sem escalas, mas para isso precisaria de mais um piloto a bordo.

Seriam necessários ao menos três dias para cobrir a distância a 70 km/h, a velocidade de cruzeiro da aeronave de 1.600 quilos de fibra de carbono, com uma envergadura de 63,4 metros equivalente à de um Boeing 747. Os pilotos estão limitados a voar até um máximo de 24 horas, disseram.

De San Francisco a Nova York

Depois de Phoenix, Arizona, onde o Solar Impulse deve pousar à 01h00 de sábado, a próxima parada será Dallas-Fort Worth, Texas (sul). Depois irá a Atlanta (Georgia, sudeste), Nashville (Tennessee, sul) e St. Louis (Missouri, sul).

A quarta escala do Solar Impulse será no aeroporto de Dulles, perto de Washington DC, em meados de junho, para chegar finalmente em julho ao aeroporto Kennedy de Nova York, o destino final.

A unidade permanecerá entre uma semana e dez dias em cada parada, onde o público poderá ver o avião e fazer perguntas aos pilotos e a outros participantes do projeto. Isto permitirá que Piccard e Borschberg alternem o controle da aeronave e descansem entre os voos.

O objetivo é promover a tecnologia deste avião que depende de 12.000 células fotovoltaicas para produzir eletricidade suficiente para carregar sua bateria de lítio de 400 quilos, necessária para alimentar os quatro motores elétricos à hélice de 10 cavalos de potência, tanto de dia quanto de noite.

"Antes, a exploração significava conquistar o mundo, territórios, hoje em dia a verdadeira aventura é tornar o mundo mais sustentável e encontrar soluções com as tecnologias existentes", disse à AFP na quinta-feira o porta-voz da Solar Impulse, Alenka Zibetto.

O Solar Impulse, um projeto iniciado há dez anos, realizou seu primeiro voo em junho de 2009. Em 2010, o avião solar voou sem parar 26 horas para demonstrar sua capacidade de acumular energia suficiente durante o dia para seguir voando de noite.

Um ano depois, a aeronave fez seu primeiro voo internacional entre Bélgica e França, e em junho de 2012 a primeira viagem transcontinental de 2.500 km entre Madri, na Espanha, e Rabat, no Marrocos, em 20 horas. Piccard e Borschberg preveem dar a volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada deste dispositivo.

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