Agência France-Presse
postado em 28/05/2013 12:26
Amsterdã - Os inventores de diversas inovações tecnológicas, que vão desde gavetas silenciosas a nanocápsulas que podem tratar certos tipos de câncer, receberam nesta terça-feira (28/5) o Prêmio do Inventor Europeu 2013. Patrick Couvreur, professor da universidade Paris-Sud, foi premiado na categoria Pesquisa pelo trabalho sobre nanocápsulas, 70 vezes menores do que os glóbulos vermelhos, que uma vez no corpo do doente permite liberar medicamentos de maneira controlada e precisa.Degradáveis, as nanocápsulas desaparecem no sangue uma vez que atingem seu alvo o que permite evitar muitos efeitos secundários ligados à quimioterapia. Esta tecnologia, ainda em fase de testes, permite reduzir em 70% as metástases de um câncer de fígado.
Os austríacos Claus Haemmerle e Klaus Bruestle conquistaram o prêmio na categoria Indústria, pelo desenvolvimento de um sistema que permite abrir e fechar de maneira silenciosa as gavetas. O júri, formado por especialistas de várias áreas, como política, economia, comunicação e pesquisa, escolheram os vencedores entre 15 finalistas, divididos em cinco categorias.
O suíço Martin Schadt, conhecido como o "pai do pixel" por ter depositado um estudo em 1970 sobre a tecnologia Liquid Crystal Displays (LCD), foi premiado pela carreira. Este evento anual é organizado desde 2006 pelo Escritório Europeu dos Brevets (OEB).