Ciência e Saúde

Nova tripulação chega à Estação Espacial Internacional em tempo recorde

O acoplamento aconteceu às 23h10 de Brasília, após menos de seis horas de voo, que antes durava dois dias. O Soyuz dá quatro voltas à Terra, ao invés de efetuar 34 órbitas

Agência France-Presse
postado em 29/05/2013 08:50

O Soyuz dá quatro voltas à Terra, ao invés de efetuar 34 órbitas

Cazaquistão - Um foguete Soyuz com uma tripulação internacional formada por três astronautas chegou nesta quarta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS) depois de decolar da base de Baikonur, no Cazaquistão.

O cosmonauta russo Fedor Yurtchikhin, o italiano Luca Parmitano e a astronauta americana Karen Nyberg havoam decolado às 20H31 GMT (17H31 de Brasília) a bordo de uma nave Soyuz TMA-09M.

O acoplamento aconteceu às 2H10 GMT (23H10 de Brasília), após menos de seis horas de voo, que antes durava dois dias. O Soyuz dá quatro voltas à Terra, ao invés de efetuar 34 órbitas.

A grande economia de tempo é possível graças às novas tecnologias que permitem à cápsula Soyuz orbitar ao redor da Terra apenas quatro vezes, contra as 34 que eram necessárias até agora. Os três astronautas se reuniram a bordo da ISS com os russos Pavel Vinogradov e Alexandre Missurkin, além do americano Chris Cassidy.

[SAIBAMAIS]

A tripulação deve permanecer seis meses na ISS e realizar várias saídas ao espaço, assim como uma missão de demonstração da cápsula americana Cygnus, que deve ter capacidade para transportar duas toneladas de carga.

Desde que os Estados Unidos abandonaram em 2011 o programa dos ônibus espaciais, a Rússia é o único país do mundo capaz de transportar astronautas para a ISS.

O voo "expresso" foi decidido por Moscou depois do sucesso do lançamento de três naves de carga Progress (em agosto, outubro e fevereiro) para a ISS, que chegaram à Estação Espacial Internacional depois de apenas seis horas de voo.

O êxito do voo "expresso" com tripulação pode representar um futuro promissor para o programa espacial russo, que passou por meses de problemas, incluindo o fracasso para colocar em órbita satélites de comunicação ou as dificuldades durante o acoplamento à ISS de uma nave de carga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação