Ciência e Saúde

Nova vacina criada por japoneses contra malária reduz infecções em 72%

Embora atualmente existam alguns medicamentos que previnem a doença, os cientistas afirmam que a resistência a esses remédios está crescendo

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 11:23
Tóquio - Uma equipe de pesquisadores japoneses informou sobre o desenvolvimento de uma vacina que diminui em mais de dois terços o risco de desenvolver a malária nos humanos. A doença, transmitida por um mosquito-parasita, mata 650 mil pessoas a cada ano, em sua maioria crianças africanas com menos de cinco anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

[SAIBAMAIS]Embora atualmente existam alguns medicamentos preventivos, os cientistas afirmam que a resistência a esses remédios está crescendo. Os pesquisadores da Universidade de Osaka desenvolveram uma vacina em pó seco, chamada de BK-SE36, através da modificação genética de uma proteína encontrada no parasita, que misturaram com gel de hidróxido de alumínio. "Os efeitos da vacina são melhores que os obtidos até agora com qualquer outra vacina antimalária", segundo um comunicado publicado nesta semana, que ressalta que se espera que a BK-SE36 reduza consideravelmente o número de mortes provocadas por esta doença.



Até o momento, a vacina foi testada em adultos no Japão e em uma zona de malária endêmica no norte de Uganda entre 2010 e 2011. Nenhum dos estudos revelou problemas de segurança. O acompanhamento das pessoas estudadas em Uganda, com idades entre 6 e 20 anos, demonstrou que a vacina reduziu em 72% o número de pessoas infectadas pela malária. Os resultados foram publicados na terça-feira no site do jornal científico americano PLOS One, de acordo com o comunicado.

O professor Toshihiro Horii, responsável pelo estudo, explicou à agência Jiji Press que deseja que a BK-SE36 possa estar operacional "em cinco após após a realização de testes clínicos em crianças de zero a cinco anos, que representam a maior parte das mortes por malária".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação