Ciência e Saúde

Mudança na dieta pode aumentar sobrevida de homens com câncer de próstata

Os cientistas descobriram que os homens que substituíram 10% do total das calorias diárias ingeridas com gorduras vegetais saudáveis no lugar de carboidratos tiveram um); slotdfpev.torefresh[attr]['timeoutrefresh'] = false; } } } } } window.addEventListener('DOMContentLoaded', slotdfpev.doscrollevent); window.addEventListener('load', slotdfpev.doscrollevent); window.addEventListener('resize', slotdfpev.doscrollevent); window.addEventListener('scroll', slotdfpev.doscrollevent); slotdfpev.testScrollEvent = function(){ if(slotdfpev.scrollevent) { slotdfpev.scrollevent = false; slotdfpev.lazyloadSlots.length && slotdfpev.displayslots(); slotdfpev.torefresh.length && slotdfpev.refreshslots(); } requestAnimationFrame(slotdfpev.testScrollEvent); } var requestAnimationFrame = window.requestAnimationFrame || (function() { var timeLast = 0; return window.webkitRequestAnimationFrame || window.mozRequestAnimationFrame || function(callback) { var timeCurrent = (new Date()).getTime(),timeDelta; timeDelta = Math.max(0, 16 - (timeCurrent - timeLast)); timeLast = timeCurrent + timeDelta; return setTimeout(function() { callback(timeCurrent + timeDelta); }, timeDelta); }; })(); requestAnimationFrame(slotdfpev.testScrollEvent); googletag.cmd.push(function(){ slotdfp['cb-publicidade-dhtml-1x1'] = googletag.defineOutOfPageSlot('/6887/portal-correioweb/correiobraziliense-com-br/acervo/interna','cb-publicidade-dhtml-1x1').setTargeting('formato',['dhtml-1x1']).setTargeting('pos',['0']).addService(googletag.pubads()); slotdfp['publicidade-anchorads-1'] = googletag.defineSlot('/6887/portal-correioweb/correiobraziliense-com-br/acervo/interna',[[300,50],[320,50]],'publicidade-anchorads-1'). setTargeting('pos',[(++indexformats).toString()]). setTargeting('identificador','publicidade-anchorads-1'). defineSizeMapping(googletag.sizeMapping(). addSize([748,0],[728,90]).build()). addService(googletag.pubads()); (function(e){try{var c=JSON.parse(function(a){a+="=";for(var c=document.cookie.split(";"),d=0;d
Ciência e Saúde

Mudança na dieta pode aumentar sobrevida de homens com câncer de próstata

Os cientistas descobriram que os homens que substituíram 10% do total das calorias diárias ingeridas com gorduras vegetais saudáveis no lugar de carboidratos tiveram um risco 29% menor de desenvolver um câncer de próstata letal

Agência France-Presse
postado em 10/06/2013 18:42
Washington - Homens que adotam uma dieta baseada na ingestão de mais gorduras saudáveis encontradas em legumes, nozes e azeite de oliva têm taxas de sobrevida maiores após um diagnóstico de câncer de próstata do que aqueles cujas dietas se mantém inalteradas, revelou um estudo publicado esta segunda-feira nos Estados Unidos.

As descobertas, publicadas no Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine, sugerem que mudanças na qualidade da dieta podem ser importante para reduzir o risco de morte entre os homens cujo câncer de próstata ainda não se disseminou para outros órgãos.

"O consumo de óleos saudáveis e nozes aumenta os antioxidantes de plasma e reduz a insulina e a inflamação, que podem deter o avanço do câncer de próstata", afirmou o principal autor do estudo, Erin Richman, bolsista de pós-doutorado do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade da Califórnia em San Francisco. O estudo foi feito com 4.577 homens diagnosticados com câncer de próstata não-metastático entre 1986 e 2010.

Os cientistas descobriram que os homens que substituíram 10% do total das calorias diárias ingeridas com gorduras vegetais saudáveis no lugar de carboidratos tiveram um risco 29% menor de desenvolver um câncer de próstata letal. Eles também apresentaram um risco 26% menor de morrer consideradas causas diversas.



Foi possível observar estes efeitos até mesmo com mudanças de hábito pequenas: adicionar uma colher de sopa de molho à base em azeite por dia se vinculou a um risco 29% menor de desenvolver câncer de próstata letal e 13% menor de morte. Adicionar cerca de 31 gramas de nozes por dia se relacionou com um risco 18% menor de câncer de próstata letal e 11% menor de risco de morrer.

As gorduras vegetais saudáveis incluem azeite de oliva e óleos de canola, nozes, sementes e abacates. "Os efeitos benéficos das gorduras insaturadas e os efeitos danosos das gorduras trans e saturadas na saúde cardiovascular são bem conhecidos", disse Richman. "Agora, nossa pesquisa demonstrou os benefícios potenciais do consumo de gorduras insaturadas entre os homens com câncer de próstata", acrescentou.

Dois milhões e meio de homens vivem com câncer de próstata nos Estados Unidos e cerca de 30.000 devem morrer vítimas da doença este ano. Embora estimativas apontem que um em cada seis homens deva ser diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida, a maioria não morre da doença.

No estudo da JAMA, menos de um quarto dos participantes - um total de 1.064 homens - faleceu durante o período da pesquisa: 31% de doença cardiovascular, 21% de câncer de próstata e 21% de outros tipos de câncer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Assine a nossa newsletter

Digite seu endereço de e-mail para acompanhar as notícias diárias do Correio Braziliense.

MAIS LIDAS

BLOGS

Últimas Notícias

ama-df-alerta/" target="_blank" title="DF Alerta">DF Alerta
  • Jornal Local
  • CB Poder
  • Vrum Brasília