Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Duas novas espécies de aracnídeos são encontradas no Brasil

Os animais foram encontrados por pesquisadores brasileiros no Ceará e no Rio Grande do Norte. O achado está descrito em artigo na revista Plos One


Enquanto a primeira foi encontrada no Parque Nacional Ubajara, no Ceará, e vive em regiões de cavernas de uma área remanescente de Mata Atlântica; a outra foi descoberta em uma região de caatinga no Rio Grande do Norte e, por isso, a denominação ;potiguar;. Os novos animais foram localizados pelo especialista em biologia subterrânea Rodrigo Lopes Ferreira, pesquisador da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, e responsável por colher os espécimes.

Já há algum tempo, Ferreira desenvolve esse estudo. Ele fazia um mapeamento da fauna da caatinga brasileira quando se deparou com os espécimes. ;O curioso é que eles são mais comuns na Amazônia e no Caribe, mas são raros e pouco estudados. O inesperado foi se deparar com eles em plena caatinga do Brasil;, observa o pesquisador, que chegou a descobrir outras espécies na região que ainda serão descritas.