Ciência e Saúde

Obama apresenta conjunto de medidas para reduzir as emissões de CO2

Especialistas consideram as ações insuficientes

Paloma Oliveto
postado em 26/06/2013 06:30

Usina eólica na Califórnia: maior investimento em fontes de energia limpa é um dos eixos de ação anunciados

Ex-campeão mundial de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o governo americano lançou um plano ambiental que pretende não só diminuir a produção de gases de efeito estufa nos Estados Unidos como também liderar globalmente as negociações de combate às mudanças climáticas. Em um discurso para estudantes da Universidade de Georgetown, em Washington, o presidente Barack Obama disse que não há mais como questionar se algo precisa ser feito. ;A pergunta, agora, é se teremos a coragem de agir antes que seja tarde. Como presidente, pai e americano, eu digo: precisamos agir;, declarou, ovacionado pela jovem plateia.


O documento de 21 páginas divulgado pela Casa Branca foi considerado histórico, porque, pela primeira vez, um governante americano se compromete de forma tão enfática com o combate às mudanças climáticas. Os EUA jamais ratificaram tratados internacionais que estipulam índices de redução de emissões, como o Protocolo de Kyoto, cuja implementação da segunda fase será discutida daqui a dois anos (leia entrevista com a secretária executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Christiana Figueres, abaixo).

Especialistas consideram as ações insuficientes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação