Ciência e Saúde

Avião Solar Impulse termina no sábado travessia pelos Estados Unidos

A viagem do Solar Impulse pelos Estados Unidos começou em 3 de maio, perto de San Francisco, na Califórnia

Agência France-Presse
postado em 05/07/2013 19:21
WASHINGTON - O Solar Impulse, o primeiro avião propulsado por energia solar, está programado para realizar neste sábado (6/7) a última etapa de sua travessia pelos Estados Unidos, partindo da capital, Washington D.C., até o destino final da viagem, em Nova York.

O suíço André Borschberg, que reveza na pilotagem com seu compatriota Bertrand Piccard, estará no comando da aeronave nesse último trecho.

O avião deve decolar do aeroporto internacional de Washington-Dulles às 4h45 (5h45 de Brasília) de sábado, com aterrissagem prevista para as 2h da madrugada de domingo (3h de Brasília), em Nova York.

A viagem do Solar Impulse pelos Estados Unidos começou em 3 de maio, perto de San Francisco, na Califórnia (oeste). Depois, o avião seguiu para Phoenix (Arizona, sudoeste), Dallas/Fort Worth (Texas, sul), St. Louis (Missouri, centro), Cincinnati (Ohio, norte) e Washington, D.C. (leste).

A travessia foi "mais difícil do que o previsto, devido ao mau tempo: houve muitos tornados, tormentas, motivo pelo qual vários dos nossos voos foram atrasados, ou adiados", comentou o piloto Bertrand Piccard, acrescentando que "apesar de tudo, continua sendo um grande sucesso".

O objetivo do périplo é a promoção de tecnologias que utilizam energias renováveis.



O aparelho de fibra de carbono pesa 1,6 tonelada e tem 63,4 metros de envergadura, equivalente à de um Boeing 747. A aeronave funciona com 12 mil células fotovoltaicas, capazes de produzir eletricidade suficiente para recarregar sua bateria de lítio de 400 quilos.

O Solar Impulse, um projeto lançado há dez anos por Piccard e Borschberg, fez seu voo inicial em junho de 2009. No ano seguinte, o avião solar realizou um voo sem escala de 26 horas, mostrando sua capacidade para acumular energia suficiente de dia para poder voar à noite.

Em 2011, completou seu primeiro trajeto internacional entre Bélgica e França e, em junho de 2012, seu primeiro périplo transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat, Marrocos, em 20 horas.

Os dois pilotos planejam uma volta ao mundo em 2015 com uma versão melhorada do equipamento.

Piccard, psiquiatra de formação, é neto do físico Auguste Piccard, inventor del globo estratosférico. Seu pai é o oceanógrafo Jacques Piccard, um dos inventores do submarino Trieste que bateu recorde de navegação em profundidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação