postado em 27/07/2013 04:00
;Falador passa mal, rapaz!” É o que diz a letra de uma das músicas de Marcelo D2. Falar demais, no entanto, pode ser de grande ajuda para os negócios. Pelo menos é o que mostra um estudo publicado pela Revista Science. Pesquisadores norte-americanos realizaram um experimento em aldeias da Índia no qual analisaram como as informações de uma empresa de microcrédito, instalada na área, eram difundidas no território. Como resultado, os cientistas descobriram que os líderes dessas regiões desempenham um importante papel na rede de informações. De acordo com o estudo, os conselhos de amigos são os principais referenciais para que as pessoas aceitem embarcar em um negócio.O trabalho foi fruto de uma parceria de universidades dos Estados Unidos, que se focaram na instalação da empresa de finanças Bharatha Swamukti Samsthe (BSS) em uma região desprovida de comunicações de massa ; sem internet, tevê ou publicidade ;, no estado sulista de Karnataka. ;Tivemos uma ótima oportunidade quando descobrimos que a BSS estava entrando em um grande número de aldeias que não tinham acesso ao microcrédito antes. Isso nos permitiu mapear as redes sociais com antecedência e, em seguida, ver como a estrutura de rede e os pontos de primeiro contato afetam a difusão;, explica Matthew Jackson, professor de economia da Universidade de Stanford (EUA) e um dos pesquisadores do experimento.
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