Ciência e Saúde

Biólogo americano identifica 33 novas espécies de formigas

Menores que um grão de arroz, as formigas vivem na América Central e no Caribe

postado em 30/07/2013 08:21
Um biólogo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, identificou 33 novas espécies de formigas predadoras que vivem na América Central e no Caribe. Embora pequeninos, os insetos têm aparência assustadora. ;Essas novas espécies parecem personagens de pesadelo quando vistas sob o microscópio;, brincou o entomólogo Jack Longino. ;Elas parecem com aqueles monstros do filme Alien. São horríveis quando vistas de perto. É o que faz delas tão divertidas;, continuou.

Menores que um grão de arroz, as formigas vivem na América Central e no Caribe
As formigas foram descritas no jornal Zootaxa e pertencem aos gêneros Eurhopalothrix e Octostruma. ;As novas espécies foram encontradas principalmente em pequenos resquícios de floresta que sobrevivem em meio a uma paisagem predominantemente agrícola, o que destaca a importância dos esforços de conservação na América Central;, afirmou Longino. Os insetos, que são menores que um grão de arroz, vivem em madeiras e folhas mortas que recobrem o chão florestal.

;Eles quase não têm olhos e rastejam pelo chão usando uma estrutura óptica muito primitiva para detectar luz e formas. Ninguém sabe como eles encontram suas presas: insetos de corpo mole, como aranhas e centopeias. Formigas são conhecidas por se revestir com uma fina camada de argila, então, acreditamos que elas se camuflem para atacar as presas;;, descreveu o biólogo.


A matéria completa está disponível, para assinantes, . Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação