Ciência e Saúde

Sexos masculino e feminino apareceram ao mesmo tempo, segundo pesquisadores

Estudiosos dos Estados Unidos fazem o mapeamento genético de sociedades antigas e encontram forte indícios

Vilhena Soares
postado em 03/08/2013 07:30

Na Bíblia, a história que explica o aparecimento dos primeiros seres humanos conta que o homem foi o primeiro a ser criado. A mulher, Eva, teria surgido depois, a partir de uma das costelas de Adão. No campo científico, teorias apontam que o gênero feminino e seu DNA mitocondrial teriam aparecido bem antes que os homens. Porém, uma terceira hipótese acaba de impactar a ciência. Estudos publicados pela revista americana Science defendem que os dois sexos tiveram origem praticamente ao mesmo tempo.

A pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford mostra que os dois gêneros teriam surgido em um curto intervalo de tempo, o que difere de outros estudos na mesma área. ;Pesquisas anteriores indicavam que os ancestrais comuns mais recentes (MRCAs, pela sigla em inglês) do homem viveram em um período muito mais recente do que o MRCA das fêmeas. Mas, agora, nossa pesquisa mostra que não há discrepância;, explica Carlos Bustamante, PhD, professor de genética na Universidade de Stanford e um dos autores do estudo.

A teoria do criacionismo relata que os filhos de Adão e de Eva povoaram o mundo, formando uma única linhagem. No entanto, os cientistas explicam que o processo pode ter sido bem mais complexo. Outros homens e mulheres teriam vivido no mesmo período e também tiveram seus descendentes. O foco de estudo dos cientistas foi a herança proveniente dos primeiros povos, preservando a originalidade genética. Os genes analisados foram o cromossomo Y, por ser repassado do pai para o filho, e o genoma mitocondrial, transferido da mãe para a filha.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação