Substâncias da pele humana bloqueiam olfato de mosquitos, diz estudo

A pesquisa pode levar ao desenvolvimento de repelentes que impedirão os bichos de localizarem as pessoas

postado em 10/09/2013 08:00

Imagine se os pernilongos deixassem de perceber sua presença. Que bom seria nunca mais ouvir o zumbido deles ao pé do ouvido ou simplesmente estar em uma floresta sem ser atacado por esses insetos. A chateação, que pode se transformar em ameaça à saúde, caso o mosquito seja vetor de uma doença, pode estar perto do fim.
Pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e da Universidade de Regensburg, na Alemanha, descobriram que algumas substâncias existentes na pele humana conseguem bloquear o olfato de mosquitos e sua capacidade de perceber a presença de pessoas. A ideia dos cientistas é usar esses ingredientes para fabricar uma nova classe de repelentes, mais eficientes que as atuais.

[SAIBAMAIS];Nós estamos explorando uma abordagem diferente, com substâncias que enfraquecem o olfato do mosquito. Se ele não consegue perceber que o jantar está pronto, não sofreremos com seus zumbidos ou suas picadas;, diz ao Correio Ulrich Bernier, cientista do USDA que apresentou os resultados dos experimentos durante o 246; Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, que ocorre esta semana em Indianápolis, no estado de Indiana.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique