Isabela de Oliveira
postado em 22/09/2013 08:00
Segundo diferentes estudos, há milhares de anos, a Amazônia e a mata atlântica, hoje separadas por 1,5 mil quilômetros, estavam conectadas por corredores úmidos e verdes que cortavam o cerrado e a caatinga. Agora, a partir de uma análise aprofundada de pássaros, um especialista da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu identificar quando e em que áreas do país as duas florestas se encontraram.
;De acordo com o nosso trabalho, e com outros feitos anteriormente, é possível dizer que a mata atlântica e a Amazônia estiveram conectadas no passado. Esses eventos aconteceram algumas vezes ao longo de milhares anos;, conta Henrique Batalha Filho, líder da pesquisa. Para chegar a esse resultado, o especialista estudou aves do grupo dos suboscíneos do Novo Mundo.
De forma simplificada, a análise consistia em comparar espécies que habitam as duas áreas verdes, recriando os processos que levaram esses animais a ocuparem os pontos onde vivem hoje. Essa comparação, no entanto, envolveu análises complexas, como as de trechos de DNA. ;Nós também fizemos datações utilizando relógio molecular para saber quando ocorreu a separação entre as espécies;, diz o pesquisador.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.