Ciência e Saúde

Película protege e aumenta tempo de conservação de frutas, diz cientistas

A película é uma espécie de nanocápsula confeccionada com a ajuda de uma planta facilmente encontrada no Brasil

postado em 24/09/2013 09:43
Um dos maiores problemas para quem consome frutas é a rápida deterioração desses alimentos, que, ao entrar em contato com micro-organismos presentes no ar, acabam escurecendo e, depois, tornam-se impróprios para consumo. Pensando em uma forma de retardar esse processo sem alterar a qualidade do produto, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram uma película que se mostrou capaz de proteger maçãs, peras e laranjas, aumentando em 15 dias o tempo de conservação.

A película é uma espécie de nanocápsula confeccionada com a ajuda de uma planta facilmente encontrada no Brasil

[SAIBAMAIS]A película é uma espécie de nanocápsula (formada por nanopartículas) confeccionada com a ajuda de uma planta facilmente encontrada no Brasil. ;Nós usamos extrato de folha do manjericão para síntetizar nanopartículas de prata (elemento fundamental da nova tecnologia). Essas nanopartículas, amigáveis ecologicamente, são impregnadas em uma solução de policarboidratos, o que resulta em uma solução (aplicada às frutas);, diz Nelson Durán, professor do Instituto de Química da Unicamp e um dos autores do projeto. Depois que essa solução de prata e carboidratos está pronta, basta mergulhar as frutas nela, retirá-las e esperar secar. Logo se forma uma película invisível que funciona como uma barreira aos agentes que causam o apodrecimento dos alimentos (veja infografia acima).



A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação