Ciência e Saúde

Cápsula Cygnus acopla com êxito à ISS com uma semana de atraso

Trata-se do primeiro voo da Orbital à ISS, uma das duas empresas privadas que a Nasa selecionou, junto com a SpaceX

Agência France-Presse
postado em 29/09/2013 12:21
Washington - A cápsula não tripulada Cygnus chegou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS) com uma semana de atraso e sua acoplagem foi realizada sem problemas, informou a Nasa. O aparelho será manipulado pelos astronautas Luca Parmitano, italiano da agência espacial europeia, e Karen Nyberg, americana da Nasa.

Neste primeiro voo, a Cygnus leva 590 quilos de mercadorias e equipamentos, entre os quais há comida e roupas para os seis integrantes da tripulação

A chegada da Cygnus, da empresa americana Orbital Sciences, foi adiada devido a problemas técnicos. Cygnus foi lançada na noite de quarta-feira a bordo de um foguete Antares, da Orbital Sciences, do centro de voos de Wallops da Nasa, situado em uma ilha próxima da costa da Virgínia (leste dos Estados Unidos).

Trata-se do primeiro voo da Orbital à ISS, uma das duas empresas privadas que a Nasa selecionou, junto com a SpaceX, para fazer o transporte aeroespacial para a Estação Espacial Internacional.

Em maio de 2012, a SpaceX foi a primeira empresa privada a prender sua nave, Dragon, à ISS. Em seguida, fez dois voos com materiais para a ISS.

[SAIBAMAIS]

Neste primeiro voo, a Cygnus leva 590 quilos de mercadorias e equipamentos, entre os quais há comida e roupas para os seis integrantes da tripulação, chamada Expedição 37 e composta de três russos, dois americanos e um italiano.

Leia mais notícias em Ciência e Sáude

A cápsula Cygnus deveria permanecer acoplada à ISS durante um mês. Ao contrário do que acontece com a cápsula Dragon, da SpaceX, a Cygnus não pode retornar à Terra e será destruída ao entrar na atmosfera, na altura do Pacífico, assim que conclua a sua missão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação