postado em 01/10/2013 10:17
Um consórcio de cientistas japoneses divulgaram o resultado de uma pesquisa que pode alterar o rumo do tratamento de mulheres com problemas de infertilidade devido à insuficiência ovariana primária. Os pesquisadores conseguiram comprovar a eficácia de uma técnica que faz com que óvulos imaturos ; os folículos primordiais ; se desenvolvam em óvulos maduros, que têm a possibilidade de serem fertilizados.
[SAIBAMAIS]O artigo, publicado no periódico norte- americano Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas) de desta terça-feira (1;/10), detalha que a façanha foi conquistada por meio de um técnica de base molecular. Submetida a ela, uma mulher de 30 anos e com problemas de infertilidade devido à insuficiência ovariana primária deu à luz uma criança saudável.
Os pesquisadores demonstraram que o método de fragmentação do ovário (que é a base de alguns tratamentos de infertilidade já existentes) pode interromper o processo de sinalização do complexo Hippo, responsável por regular o tamanho do órgão em muitos animais, e provocar o crescimento de folículos ovarianos em seres humanos.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique