Ciência e Saúde

Há milhões de anos, o estado de Minas Gerais abrigava uma floresta tropical

A descoberta faz parte da tese de doutorado do biólogo Jean Carlo Mari Fanton

Humberto Siqueira
postado em 14/10/2013 06:03
Belo Horizonte ; As estações de chuva e seca em Minas Gerais são bem definidas. Mas nem sempre foi assim. Da mesma forma que o Brasil foi moldado ao longo de milhares de anos, o estado também teve sua geografia alterada, o que afetou o clima, a fauna e a flora. Se hoje as montanhas que ainda não foram consumidas pela mineração dão um indicativo de temperatura amena e até frio, há 30 milhões de anos, era bem diferente. O estado abrigava uma floresta tropical densa que proporcionava uma temperatura média anual de 28;C e chuvas frequentes.

Alguns dos fósseis de folhas analisados no estudo: sinais de um passado úmido no centro do país



A descoberta faz parte da tese de doutorado intitulada Reconstruindo as florestas tropicais úmidas do Eoceno-Oligoceno do Sudeste do Brasil, do biólogo Jean Carlo Mari Fanton, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele analisou 64 fósseis de folhas de 25 tipos de angiospermas (plantas com sementes protegidas por frutos) da região centro-sul do estado para chegar à conclusão de que o local onde hoje predomina o cerrado e resquícios da Mata Atlântica pode ter sido uma floresta tropical como a Amazônia.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação