Ciência e Saúde

Ouvir canções pode tornar o esforço físico menos penoso, mostra estudo

O som ajuda as pessoas a prestarem menos atenção ao esforço exigido pelos exercícios

postado em 22/10/2013 06:03

Na hora de realizar manobras no skate, Marina prefere rock pesado:

Ao trabalhar nos campos de algodão do sul dos Estados Unidos, os negros escravizados cantavam enquanto realizavam a tarefa braçal. O costume está ligado à origem do blues, que, curiosamente, seria entoado, tempos depois, por prisioneiros americanos durante os trabalhos forçados. Em várias outras situações ; menos dramáticas ;, a combinação da música com o esforço físico também pode ser observada. Basta lembrar dos militares que correm em grupo cantarolando ou das academias de ginástica, repletas de clientes com fones grudados na orelha.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Um novo estudo sugere que essa mistura de som e movimento não se deve apenas ao gosto do ser humano pelas melodias. Ouvir canções, concluíram os autores da investigação, tem o poder de tornar o esforço físico menos penoso. Segundo Thomas Fritz, pesquisador do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro, na Alemanha, a música ajuda a distrair e a relaxar a mente, fazendo com que a pessoa não pense tanto no cansaço a que seu corpo está sendo submetido.

Para chegar a essa conclusão, Fritz e alguns colegas realizaram um experimento composto de dois testes. No primeiro, três participantes utilizaram equipamentos encontrados em qualquer academia, como esteira e máquinas de levantamento de peso. Os exercícios foram realizados com e sem a presença de música, enquanto os cientistas mediram dados metabólicos dos participantes e perguntaram a eles sobre como se sentiam. O resultado mostrou que os voluntários experimentaram menos cansaço quando podiam escutar as melodias. Fritz acredita que a diferença se deu graças a uma sensação de bem-estar provocada pela música. ;Eu acho que, durante o êxtase musical, nós temos um maior controle motor, que também é emocional;, destaca.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação