Ciência e Saúde

Ingestão de adoçantes artificiais pode aumentar apetite por alimentos doces

Especialistas defendem que o consumo de produtos light e diet seja moderado

postado em 22/10/2013 06:05
Um intrigante contrassenso. Ao ingerir produtos light ou diet, a pessoa pode estar, na verdade, provocando no corpo mais vontade de comer açúcar. A hipótese foi levantada por pesquisadores brasileiros e americanos após experimentos com ratos e pode otimizar a dieta de humanos.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Segundo Ivan de Araújo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale (EUA) e líder do estudo, a pesquisa buscou identificar como o adoçante e o açúcar funcionam no cérebro. ;Descobrimos que, quando um animal experimenta adoçantes artificiais durante um estado de privação ; com bastante fome ou sob efeito de baixo metabolismo celular, por exemplo ;, ele prefere o açúcar mesmo bastante tempo depois de aliviada a fome;, relata.

Araújo explica que, de acordo com os resultados do experimento, o controle fisiológico da escolha entre adoçante e açúcar é regulado pela dopamina. Ele e os demais pesquisadores participantes do estudo acreditam que o uso da glicose pelas células cerebrais estimula a liberação desse neurotransmissor. ;É uma substância que regula sensações de prazer e a formação de hábitos associados a comida como uma recompensa. Os adoçantes não parecem ter essa propriedade. São mais suscetíveis por produzirem uma diminuição de interesse se consumidos em um momento de fome ou de exaustão;, exemplifica o pesquisador.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação