Cientistas identificam conjunto de corpos celestes mais antigo da história

O sistema formou-se quando a atividade espacial era mais intensa e pode ajudar a explicar como se deu a formação das estrelas

postado em 24/10/2013 06:05
Desde a grande explosão que deu origem ao universo, o cosmos continua crescendo. São 13,8 bilhões de anos de contínua expansão que formam uma existência três vezes mais longa que a do pequeno planeta Terra. Como a humanidade viu apenas uma fração da lenta e espetacular dinâmica que deu origem a mundos, galáxias e asteroides, cientistas precisam olhar para o infinito em busca de respostas sobre a mais antiga das histórias. E foi num espaço longínquo, a mais de 30 bilhões de anos-luz, que pesquisadores encontraram a galáxia mais velha e distante de que se tem notícia.

Batizada de z8_GND_5296, a formação espacial foi descoberta em um grupo de 43 galáxias suspeitas de pertencerem a um tempo de transição entre a ;idade das trevas cósmicas; e a formação do universo como conhecemos hoje. Divulgado na edição de hoje da Nature, o sistema exibe um intenso brilho vermelho, típico das formações originadas em um tempo de maior atividade espacial. Cientistas, agora, esperam que o borrão rubro de 13,1 bilhões de anos de idade possa revelar mais sobre a época em que se formaram as primeiras estrelas.

A imagem da galáxia foi capturada pelo telescópio Hubble em meio a centenas de estrelas ao norte do universo. O espectrógrafo do telescópio Keck no Havaí (o maior do planeta), mediu a luz emitida pelo sistema e estimou a idade dele com mais precisão. O desvio para o vermelho emitido pela z8_GND_5296 é a certidão de nascimento, que prova para os pesquisadores que a galáxia surgiu apenas 700 milhões de anos depois do Big Bang.