Ciência e Saúde

Agricultores e caçadores coletores conviveram por milênios, diz estudo

O primeiro trabalho, produzido por pesquisadores de universidades canadenses, alemãs e britânicas, discute como foi a interação deles

Isabela de Oliveira
postado em 25/10/2013 09:00
Durante muito tempo, os pesquisadores acreditaram que a revolução agrícola chegou às comunidades europeias de uma maneira quase uniforme. No entanto, dois estudos publicados recentemente na revista especializada Science defendem, a partir de dados obtidos com análises genéticas de povos que viveram há quase 9 mil anos na Europa, que grupos de caçadores coletores e agricultores conviveram por cerca de 2 mil anos sem muitas misturas, o que influencia o padrão genético dos europeus atuais.

Coleta de material em caverna alemã: transição para a agricultura foi demorada
O primeiro trabalho, produzido por pesquisadores de universidades canadenses, alemãs e britânicas, discute como foi a interação dos caçadores coletores com os agricultores. Ruth Bollongino, pesquisadora da Johannes Gutenberg University, da Alemanha, diz que sempre se acreditou que os caçadores coletores haviam desaparecido após a chegada da agricultura. ;No entanto, descobrimos que eles viveram na Europa central junto com os agricultores por mais de 2 mil anos, sem se misturar;, conta.



Para chegar a essa conclusão, ela e sua equipe analisaram amostras de DNA antigo, enxofre, nitrogênio e isótopos de carbono obtidos de ossos e dentes de 29 indivíduos em Bl;tterh;hle, uma caverna que contém cerca de 450 restos mortais de ambos os povos. Então, aplicaram um método chamado reação em cadeia da polimerase, além de uma abordagem de sequenciamento que estabelece genomas mitocondriais parciais ou completos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação