Ciência e Saúde

Conviver com pets pode ajudar as crianças a aprimorar habilidade social

Segundo especialistas, os animais ajudam os pequenos a ter mais responsabilidade e a desenvolver habilidades sociais e emocionais

postado em 29/10/2013 11:17
João Marcelo e a mãe, Andrea, com a cadelinha Deby e a hamster Jadiane:

Luiza e Wilkerson acariciam Dug: momentos de alegria em família

Maria Eduarda, com Troy, da raça pug: amor aos bichos desde cedo

;Au, au, au. Hi-ho hi-ho. Miau, miau, miau. Cocorocó.; Começa assim, com uma sequência de onomatopeias, a letra de Bicharia, de Chico Buarque, no musical infantil Os saltimbancos. ;O animal é tão bacana;, canta o compositor logo depois. Não é difícil imaginar uma frase com esse sentido sendo dita por crianças. Cães, gatos, passarinhos, peixes. Os pequenos, em geral, adoram bichos e querem pegá-los, brincar com eles e levá-los para casa. O convívio de meninos e meninas com os pets, segundo especialistas, não provoca apenas diversão e lazer. Alguns benefícios como desenvolvimento de um senso de responsabilidade maior e a possibilidade de prepará-los emocional e socialmente são outras das vantagens que a presença de animais pode trazer.

[SAIBAMAIS]Os benefícios da interação podem ser vários. Segundo a psicóloga Cristina Brisolara, entretanto, o principal seria o fato de que o afeto criado pela relação permite que a criança desenvolva aspectos emocionais e saiba também se portar melhor socialmente. ;A maior contribuição está no convívio emocional e social da criança. Um animal doméstico atua sempre como uma importante ferramenta para os exercícios afetivos;, explica.



Além disso, o contato com os animais também traz maior resistência para o organismo infantil. Algumas alergias, por exemplo, podem ser combatidas por agentes de defesa que se desenvolvem devido ao convívio com os bichos. ;O contato com os pets desde os primeiros meses de vida propicia uma série de experiências imunológicas, ajudando a criança a desenvolver capacidades de defesa contra agentes variados;, afirma a doutora em psicologia e médica-veterinária Ceres Faraco. Para garantir esses benefícios, no entanto, é preciso, segundo a especialista, que os animais vivam em boas condições físicas e de higiene.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação