Ciência e Saúde

Repouso, boa alimentação e hidratação ajudam no tratamento da pneumonia

A evolução da doença precisa ser acompanhada de perto por um profissional, alerta o especialista

Augusto Pio - Especial para o Correio
postado em 18/11/2013 06:00
Durante o tratamento da pneumonia, o repouso, a boa alimentação e a hidratação são fundamentais. De acordo com o pneumologista Flávio Andrade, o repouso serve para que a energia do organismo seja restabelecida para a recuperação do quadro. "Sendo assim, o afastamento do trabalho também pode ser necessário. A hidratação oral é uma das principais armas na recuperação desses quadros, portanto, fundamental", acrescenta o especialista, que recomenda ainda que a prática de exercícios físicos seja suspensa durante a reabilitação.



[SAIBAMAIS]"Além disso, é preciso se preocupar com a higiene nessa fase dos primeiros indícios da doença, ou seja, lavar as mãos, usar álcool em gel, evitar lugares sem ventilação e cobrir a tosse é essencial", complementa. Andrade ressalta ainda que a existência de doenças crônicas, como a asma, as doenças pulmonares obstrutivas e o diabetes, demanda um cuidado ainda maior durante o tratamento. É preciso que essas enfermidades estejam sob controle para que os sintomas da infecção respiratória não sejam potencializados. "Tenha sempre um médico da sua confiança, disponível e qualificado. A evolução da doença precisa ser acompanhada de perto por um profissionaL", alerta o especialista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação