Ciência e Saúde

Terapia pode conseguir bloquear dor crônica provocada por inflamações

Pesquisadores da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto, da USP, conseguiram alterar os mecanismos que causam o incômodo

postado em 19/11/2013 09:59
A dor crônica provocada por inflamações pode estar com os dias contados. Pesquisadores da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP), conseguiram alterar os mecanismos que causam o incômodo. O solução está na fractalcina, proteína ligada à ativação do problema. ;Induzimos ratos de laboratório à sensação de dor por meio de um medicamento. Depois, analisamos as células in vitro e vimos como se dá o processo que desencadeia o incômodo;, conta o professor Thiago Mattar Cunha.

[SAIBAMAIS]Segundo Cunha, existe um tipo celular, as células satélites, que participa do processo de indução e manutenção da dor. Elas envolvem os neurônios que carregam a dor e são ativadas pela fractalcina. Na pesquisa, após neutralizada a proteína, as células satélites deixaram de receber os impulsos que desencadeavam as dores provocadas pelo processo inflamatório. ;Por meio dessa experiência, tivemos certeza de que essa proteína está associada aos impulsos dolorosos provocados pelas células satélites. Agora, nossa perspectiva é de que possamos barrar esses impulsos era evitar a dor;, destaca.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação