Ciência e Saúde

Projeto energético entre Brasil e China começa a apresentar resultados

O acordo busca desenvolver uma forma mais eficiente de produção do biodiesel. As iniciativas incluem veículos híbridos

Agência France-Presse
postado em 25/11/2013 08:54
Belo Horizonte - Duas potências em franco desenvolvimento, Brasil e China têm se valido de importante acordo científico em busca de novos passos em inovação tecnológica. Fruto de uma cooperação acadêmica entre o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), maior centro de pesquisa de engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na mesma área, o Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia já alcança os primeiros resultados em prol de um dos maiores desafios do século 21: conciliar a produção de energia e a preservação da vida na Terra.

Estabelecido em janeiro de 2009 com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o centro, sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim, onde mantém um escritório para coordenar atividades e estabelecer contatos com empresas potencialmente interessadas nas tecnologias, desenvolve atualmente seis projetos que vão da cooperação tecnológica e científica à formação de recursos humanos por meio do intercâmbio de pesquisadores, alunos e professores.



As iniciativas incluem veículos híbridos, o projeto Cidades Sustentáveis, a continuidade da cooperação nas áreas de biocombustíveis (a de biodiesel e a de etanol de segunda e terceira gerações já estão em andamento) e a expansão da cooperação em energia solar e eólica. Além disso, um relatório sobre tecnologia e inovação em três setores industriais chineses encomendado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República foi concluído em meados de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação