Ciência e Saúde

China diz que está pronta para enviar primeira sonda espacial à Lua

Além de garantir o status de grande potência, a China sonha em se tornar o primeiro país asiático a enviar um homem à Lua

Agência France-Presse
postado em 26/11/2013 09:19

Pequim - A China anunciou nesta terça-feira que lançará no início de dezembro sua primeira sonda espacial projetada para pousar na Lua, onde depositará um veículo de exploração teleguiado, o "Coelho de Jade".

A data exata do lançamento não foi informada e os grandes meios de comunicação estatais destacam os benefícios do veículo de seis rodas, cujo nome é uma referência à mitologia chinesa.

Segundo a lenda, o Coelho Lunar (ou "Lebre da Lua", segundo a linguagem clássica chinesa que não faz distinção entre coelhos e lebres) vive na Lua, onde tritura o elixir da imortalidade em suas crateras. O animal lendário tem a companhia de Chang;e, a deusa chinesa da Lua.

Com esta missão chamada Chang;e-3, a China deve fazer seu primeiro pouso "suave", como parte de seu ambicioso programa "Chang;e", marcado pelo sucesso de duas sondas lunares precedentes.

Além de garantir o status de grande potência, a China sonha em se tornar o primeiro país asiático a enviar um homem à Lua.

O "Coelho de Jade", equipado com painéis solares para gerar sua energia, será responsável pela realização de análises científicas e enviar para a Terra imagens tridimensionais de seu satélite.

Leia mais notícias em Ciências e Saúde

A conquista do espaço é percebida na China, que investe bilhões de dólares ao setor, como o símbolo do novo poder do país e das ambições do Partido Comunista (PCC) no poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação