Ciência e Saúde

Polinização por abelhas produz morangos maiores e mais frescos

A pesquisa, coordenada por Björn Klatt, da Universidade Alemã de Goettingen, comparou os morangos produtos da polinização por abelhas, pelo vento e pela autopolinização

Agência France-Presse
postado em 04/12/2013 19:34
A polinização pelas abelhas produz morangos maiores, mais vermelhos e mais frescos, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira e que pretende demonstrar que os benefícios destes insetos são subestimados.

A pesquisa, coordenada por Bj;rn Klatt, da Universidade Alemã de Goettingen, comparou os morangos produtos da polinização por abelhas, pelo vento e pela autopolinização.

A experiência demonstrou que as frutas polinizadas pelas abelhas são maiores, têm menos más-formações, uma cor mais vermelha e são mais frescas, o que faz com que durem mais.

Os morangos polinizados pelas abelhas pesam, em média, 11% a mais do que os polinizados pelo vento e 30% a mais que os auto-polinizados, segundo resultado da pesquisa, publicado na revista britânica Proceedings of the Royal Society B.



O fato de serem mais frescos os faz durar entre 12 e 26 horas a mais uma vez cortadas, o que tem repercussões comerciais significativas, segundo os pesquisadores.

Isso se deveria ao fato de a polinização dos pequenos poros da pele dos morangos, que têm um papel no sistema hormonal da fruta, ser mais complexa.

Os autores consideram que se os resultados forem comparados com os de outros cultivos, a polinização das abelhas foi "subestimada até agora" de maneira geral e constitui um "elemento vital e econômico importante" para a qualidade da fruta.

O estudo destaca que 90% dos morangos só têm vida útil de quatro dias. Em um mercado europeu de 1,5 milhão de toneladas, a polinização por abelhas permitiria reduzir as perdas em 11%, o que equivaleria a 236 milhões de euros por ano, segundo cálculos dos pesquisadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação