Cientistas do Canadá concluem que não existem gordinhos saudáveis

Estar acima do peso, independentemente do percentual, compromete o funcionamento do corpo.

Bruna Sensêve
postado em 08/12/2013 08:00
Desde que a obesidade começou a ser vista como um dos grandes males do século, uma corrente de médicos e cientistas caminha no sentido oposto: provar que ser gordinho e saudável é possível. Entre os argumentos estão exames clínicos atestando por A mais B que, mesmo fora do peso ideal, pressão arterial e colesterol podem estar em níveis satisfatórios e sadios. Os defensores dessa teoria podem se preparar para uma notícia desanimadora. Pesquisadores canadenses devolvem definitivamente à obesidade o lugar de maior vilão da saúde. Segundo pesquisa divulgada pelo time, ainda que com colesterol, glicose e pressão arterial normais, o excesso de ;fofura; pode ser ainda fatal.

Nutricionistas e endocrinologistas do Hospital Mount Sinai, em Toronto, no Canadá, reuniram-se para derrubar de vez o mito do gordinho saudável. O estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, neste mês, analisou dados de mais de 61 mil pessoas, acompanhadas por cerca de uma década. Junto a esse monitoramento, os cientistas revisaram mais de mil trabalhos científicos em torno da temática feitos entre 1950 e 2013.

;A informação sugere que o aumento do peso corporal não é condição benigna, mesmo com a ausência de problemas metabólicos, e é um argumento contra o conceito de obesidade saudável;, declarou Ravi Retnakaran, professor e pesquisador da Universidade de Toronto.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .