Ciência e Saúde

Exageros nas festas de fim de ano podem causar comprometimentos na saúde

Os exageros gastronômicos e etílicos cometidos nas confraternizações de fim de ano provocam desde problemas pontuais, como uma desidratação, a comprometimentos maiores do organismo. Estudo relaciona os excessos ao diabetes

postado em 23/12/2013 07:00

Fim de ano, época de celebrar, reunir a família e amigos e exagerar na comida. Os abusos cometidos na ceia e em outras confraternizações, porém, podem resultar em graves problemas de saúde. Um dos mais comuns é a intoxicação alimentar, que, segundo especialistas, não acontece apenas por conta da ingestão de alimentos contaminados. Comer demais, especialmente pratos com muita gordura e açúcar, também desencadeia o desconforto.

;Esse quadro é o que chamamos de diarreia hiperosmolar. Ocorre quando a pessoa não está acostumada a comer excesso de gordura e de doces;, explica Ana Teresa Pugas. De acordo com a gastroenterologista do laboratório Exame, trata-se, de certa forma, de uma rejeição do corpo aos alimentos ingeridos. O próprio organismo estimula a contração intestinal e a diarreia. O paciente pode sofrer também com vômitos, causados pela má digestão. ;O excesso de comida estimula a peristalse (movimento de contração do tubo digestivo para expulsar o seu conteúdo). E o açúcar no intestino leva à diarreia porque esse excesso puxa água do organismo, causando contrações intestinais;, diz Pugas.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde


A intoxicação tradicional acontece devido à presença de bactérias, como a salmonela. Segundo Pugas, é comum, nesta época do ano, receber no pronto-socorro várias pessoas que estavam na mesma festa. ;Nesse caso, trata-se de um tipo de gastroenterite chamada de autolimitada. O paciente tem intensamente os sintomas, que melhoram sozinhos entre três e cinco dias;, diz.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação