Belo Horizonte ; Faça o teste: olhe para o espelho e pense quem você quer ser em 2014. Que tipo de vida quer levar? É geralmente no fim do ano que as pessoas fazem um balanço e pensam nas novas possibilidades que têm pela frente. Como hoje é o último dia de 2013, é exatamente agora que a palavra mudança começa a fazer sentido, quando ;tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente;, como poetizou Carlos Drummond de Andrade. Estão nas suas mãos as escolhas de continuar sedentário ou adotar atividades físicas; continuar ansioso ou relaxar diante de situações que não estão ao seu alcance resolver; comer bem ou chutar o balde de vez. Para dar um empurrão na proposta que você tem de mudança, a série Hora de mudar trará dicas e sugestões àqueles que, no ano-novo, querem uma vida mais saudável e em harmonia, em todos os sentidos.
A primeira da lista é, segundo especialistas, a mais importante: a alimentação. Está nela o segredo para se ter bom humor, concentração, energia e saúde para cumprir todas as outras metas que se almejam. E, apesar do ;se alimentar bem; ter se tornado sinônimo de emagrecimento, a definição para uma vida saudável vai muito além disso. De acordo com o médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) Guilherme Giorelli, esse estilo de vida é aquele praticado em equilíbrio ;físico, mental e social;. ;Estar com saúde significa contribuir para o bem do seu organismo e para a sociedade;, define.
Leia mais notícias em Ciência e Saúde
Nesse conceito, ele aponta alguns alimentos que podem contribuir para essa situação positiva, como os vegetais orgânicos, considerados pelo médico a principal fonte de saúde. ;Entram aí brócolis, couve e espinafre. São também importantes os alimentos funcionais, como o goji berry e a chia;, comenta, acrescentando que o primordial de uma vida saudável são as vitaminas e os minerais, que têm grande valor nutricional para o indivíduo. ;É ideal haver uma alimentação equilibrada. Não se trata de colocar alimentos saudáveis no meio de um prato cheio de frituras;, alerta.
De acordo com a nutricionista clínica e esportiva Carmen Zita Pinto Coelho, mestranda em bioquímica e imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma rotina com elementos saudáveis no prato tem como palavra-chave a moderação. ;É uma vida em que se sabe moderar. Na qual se pratica exercícios físicos e se adota uma alimentação saudável, com pequenas ;escapadinhas; inevitáveis, como em festas; pratica-se repouso mental por meio de passeios, arte, meditação e leitura; e previne-se ou mantém-se sob controle alguma doença já instalada.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.