Ciência e Saúde

Distúrbios alimentares são cada vez mais comuns entre os homens

Série mostra o impacto desses transtornos no universo masculino, a começar pela anorexia

postado em 03/01/2014 08:35
Série mostra o impacto desses transtornos no universo masculino, a começar pela anorexiaPreocupação exagerada com o peso corporal, excesso de atividade física e jejum constante. Esses são alguns dos comportamentos de quem tem anorexia. Inclusive homens. Embora seja uma doença mais frequente nas mulheres, o distúrbio alimentar é cada vez mais diagnosticado no público masculino, especialmente em jovens, que costumam ser mais ligados a padrões culturais de beleza. O resultado das desordens alimentares é evidenciado com um corpo desnutrido e, muitas vezes, com aspecto cadavérico. Em casos severos, o quadro pode levar à morte.

Nos homens, a doença tem sido apelidada de manorexia, uma junção de man, homem em inglês, e anorexia. Faltam dados oficiais no Brasil sobre quantos enfrentam o problema. Mas, de acordo com a psiquiatra Carla Bicca, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em São Paulo, um em cada seis homens é acometido pelo problema, em diferentes graus. ;Se pensarmos de uma forma mais abrangente, num cenário em que o diagnóstico muitas vezes não é feito em razão de o paciente não procurar ajuda médica, podemos ter um número maior de homens com o distúrbio alimentar;, ressalta.



A médica explica que, apesar de a doença ser caracterizada pela não vontade de comer, a fome é constante para os anoréxicos. ;Há realmente uma recusa em se alimentar e o pensamento é de quanto mais magro, melhor. Por isso, a pessoa se olha no espelho e nunca se vê suficientemente magra. O homem encontra gordura onde não tem e, muitas vezes, apesar de estar demasiadamente magro, se vê com altíssimo peso, ou seja, há uma compulsão em emagrecer;, esclarece Carla Bicca.

Independemente do sexo, a dificuldade no diagnóstico da doença está na recusa da pessoa em aceitar que tem um problema. No caso do homem, a negação esbarra ainda na falsa certeza de que a anorexia só acomete as mulheres. Quando o diagnóstico é feito no início, o que não é muito comum, o homem anoréxico já perdeu pelo menos 15% do peso corporal. ;É necessário que a pessoa admita que precisa de ajuda e procure profissionais capacitados. Isso porque quando há um deficit de nutrientes no organismo, começam a ocorrer fraquezas no corpo e batimentos cardíacos anômalos. Esses problemas afetam sobremaneira a vida do indivíduo;, alerta a psiquiatra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação