Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Pesquisa afirma que cães se orientam graças à bússola interna

Tanto para urinar quanto defecar, os caninos tendem a se alinhar ao longo de um eixo norte-sul, desde que o campo magnético da Terra esteja estável neste momento preciso, dizem os cientistas



Para este estudo, recentemente publicado pelo jornal inglês "Frontiers in Zoology", a equipe de dez pesquisadores instruíram 37 donos de cães equipados com bússolas para observar o comportamento de seus animais de estimação.

Com esses dados, os cientistas conseguiram as primeiras evidências de que os cães são sensíveis ao magnetismo. Essa característica é importante porque, teoricamente, pode ser utilizada para a orientação dos animais na natureza.

Em 2008, esta equipe de pesquisadores já havia descoberto, depois de estudar imagens do Google Earth, que o gado tende a pastar e se encontrar ao longo de um eixo magnético norte-sul.

"Registramos relatos frequentes de que cães haviam percorrido centenas de quilômetros para encontrar o caminho de casa. E a explicação para isso é que eles usam o campo magnético da Terra para se orientar", explica Begall.