Ciência e Saúde

Diálogo é essencial no enfrentamento de problemas da vida a dois

Além de preservar a individualidade, o hábito evita que as adversidades do casal culminem em uma situação insolúvel

postado em 14/01/2014 08:02
Juntos há um ano e meio, Ramon e Camilla não se importam em fazer também o que o outro gosta: o que importa é que a parceria e a individualidade sejam respeitadasConflitos em um relacionamento a dois são, de certa forma, uma das únicas certezas que permeiam a vida em casal, independentemente da idade. Mesmo nos pares mais harmônicos, em algum momento, as diferenças acabam se evidenciando sobre as afinidades. Se não dá para evitar momentos de dificuldade com o parceiro, certamente é possível amenizar as crises por meio do diálogo. Não faltam razões para os desconfortos e argumentos capazes de aliviá-los.

;Existem vários motivos que podem gerar conflitos entre os casais. Eu me atreveria a dizer que tudo se resume à falta de afinidade de projetos e desejos em determinado momento;, arrisca o psicólogo Eduardo Lacerda. Trabalho, estudo, gravidez e a morte de um familiar podem provocar os problemas. ;O mundo muda, e as relações a dois também. Ter maturidade e coragem para enfrentar o inesperado é fundamental para que os conflitos não sejam destrutivos;, acrescenta.

A regra vale desde cedo, ainda quando a relação está começando. Como a de Camilla Behrens e Ramon Coutinho. Juntos há um ano e meio, os namorados, ambos com 24 anos, contam que tentam entender a individualidade de cada um, e não apenas respeitá-la. ;Tem que compreender que ninguém é igual. Mesmo que procure a pessoa mais perfeita do mundo, não vai encontrar alguém que seja idêntico a você;, diz Camilla.

Participar de atividades de que o outro gosta faz parte das estratégias do casal para que o diálogo e o relacionamento fluam. ;Sempre conciliamos, mas cada um mantém a própria identidade. Quando eu estou no carro dele, escuto o rock de que ele gosta. Quando estamos no meu carro, ele escuta os meus pagodes. Nunca precisamos mudar para agradar um ao outro;, exemplifica Camilla.



A individualidade e o respeito pelo outro são características apontadas pelos especialistas como determinantes para o sucesso de um relacionamento. ;Tem que ter o eu e o nós. Não pode ser o nós antes do eu nem o eu antes do nós;, afirma Tamara Santos. A psicóloga diz que, para dar certo, os dois têm que estar na mesma medida. ;Você tem que se amar como ama o casal;, explica. Segundo ela, mesmo às vezes trabalhosas, existem formas de construir um relacionamento saudável apesar das diferenças.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação