Ciência e Saúde

Descoberto exoplaneta que gira em volta de sol igual ao da Terra

Situado a 2.500 anos-luz da Terra na constelação de Câncer, um destes corpos mostrou a particularidade de orbitar um Sol

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 18:31
Astrônomos descobriram pela primeira vez um exoplaneta que gira ao redor de um sol idêntico ao da Terra, usando o buscador de planetas ;Harps; do observatório La Silla, no norte do Chile, informou nesta quarta-feira o Observatório Europeu Austral (ESO).

Os especialistas descobriram três exoplanetas em um cúmulo estelar denominado Messier 67, que contém 500 estrelas, situado a 2.500 anos-luz da Terra na constelação de Câncer e um destes corpos mostrou a particularidade de orbitar um Sol muito similar ao da Terra.

"Comprovou-se que o primeiro desses planetas estava orbitando uma estrela notável, um dos gêmeos solares mais idênticos destacados até agora e que é praticamente idêntico ao sol. É o primeiro gêmeo solar em um cúmulo descoberto contendo um planeta", destacou o comunicado o ESO.


Até agora tinha sido quase impossível encontrar planetas neste tipo de cúmulos, razão pela qual este novo estudo "contrasta com trabalhos anteriores que não conseguiram encontrar planetas em cúmulos", destacou a nota.

Para chegar a esta descoberta inédita, os astrônomos usaram em plena capacidade o instrumento buscador de planetas HARPS, do Telescópio de 3,6 metros da ESO, no Observatório La Silla, cujos resultados tiveram como base observações feitas na França e nos Estados Unidos.

"Foram monitoradas cuidadosamente 88 estrelas selecionadas em Messier 67 durante um período de seis anos para observar os pequeníssimos movimentos indicadores de aproximação e distanciamento da Terra, que revelam a presença de planetas orbitando", indicou o ESO no comunicado.

O Observatório La Silla do ESO se situa na cidade de La Serena, 500 km ao norte de Santiago, uma região privilegiada para a atividade astronômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação