Ciência e Saúde

Cientista cria guia 'vintage' de como usar abrigo nuclear urbano

Com base em seus cálculos, se um abrigo adequado fica a 15 minutos de distância, os indivíduos devem permanecer em um abrigo inicial de baixa qualidade por até 30 minutos após a detonação

Agência France-Presse
postado em 15/01/2014 18:33
Mais de 20 anos depois do fim da Guerra Fria, um cientista publicou nesta quarta-feira um guia para ajudar autoridades a usarem de forma adequada abrigos nucleares nas cidades de forma a reduzir as mortes provocadas por vazamento radioativo na hipótese de um ataque com bomba nuclear.

Abrigar-se em edificações existentes é amplamente aceito como uma primeira ação crítica depois de uma forte explosão nuclear em uma cidade grande.

Mas por quanto tempo as pessoas deveriam permanecer nesses locais antes de buscar um abrigo melhor é uma questão mais complexa.

Edifícios com estruturas leves ou sem porão são mais facilmente penetrados pela poeira radioativa. Em artigo publicado em um periódico científico britânico, Michael Dillon, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, criou um modelo matemático para calcular "o tempo ideal de saída do abrigo" com o objetivo de minimizar os riscos da radiação.


Com base em seus cálculos, se um abrigo adequado fica a 15 minutos de distância, os indivíduos devem permanecer em um abrigo inicial de baixa qualidade por até 30 minutos após a detonação.

Se, no entanto, o melhor abrigo ficar a apenas cinco minutos de distância, os indivíduos devem seguir para lá imediatamente e abandonar totalmente o abrigo mais próximo, porém mais inseguro.

Segundo o estudo, publicado no periódico Proceedings of the Royal Society A, chegar a um abrigo adequado rapidamente pode salvar entre 10.000 e 100.000 indivíduos da exposição fatal em um evento de uma única detonação de baixo rendimento.

"Estes métodos visam a assistir autoridades responsáveis no desenvolvimento de uma estratégia de resposta ótima a uma detonação nuclear de baixo rendimento", escreveu Dillon.

É considerada de baixo rendimento a explosão nuclear com força compreendida entre 0,1 e 10 quilotons. Um quiloton (kT) é uma força explosiva equivalente àquela de 1.000 toneladas métricas de TNT. A bomba americana que matou mais de 200 mil pessoas em Hiroshima, Japão, em 1945, tinha cerca de 15 kT.

De acordo com o estudo, mais de um quinto dos lares americanos carecem de porões ou sua estrutura é considerada leve demais para oferecer abrigo na fase de emergência que se segue a uma detonação nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação