Ciência e Saúde

Ato de expressar uma ideia ativa neurônios nos dois hemisférios do cérebro

A teoria mais aceita até agora localiza essa habilidade apenas no lado esquerdo do órgão

Paloma Oliveto
postado em 17/01/2014 08:41
De tão automático, o processo de falar alguma coisa parece banal. Contudo, dentro do cérebro, a produção do discurso ; por mais simples que ele seja ; exige a ativação e a conexão de diversas redes de neurônios. Tradicionalmente, acredita-se que essa atividade ocorra apenas no hemisfério esquerdo do órgão, onde se encontra o ;centro da linguagem;. Uma pesquisa da Universidade de Nova York e do Centro Médico Langone, porém, mostra que o ato de desenvolver um raciocíno e expressá-lo verbalmente é mais complexo ainda, englobando também o lado direito cerebral.

A teoria mais aceita até agora localiza essa habilidade apenas no lado esquerdo do órgãoBijan Pesaran, professor do Centro de Ciência Neural da NYU e principal autor do estudo, publicado na revista Nature desta semana, lembra que a ideia de a produção do discurso ser unilateral está em voga desde o século 19. ;Naquela época, os cientistas começaram a entender melhor como o órgão processa a linguagem e o discurso, a partir da observação de pacientes que sofreram danos apenas no lado esquerdo e, em consequência, apresentaram problemas de fala;, explica.

A matéria completa está disponível para assinantes aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação