Ciência e Saúde

Pesquisa conclui que visão de golfinhos é tão apurada quanto dos homens

O estudo realizado por japoneses também diz que a visão é boa mesmo quando os animais estão fora d'água

postado em 18/01/2014 10:02

Mesmo contando com um verdadeiro sonar entre os olhos, os golfinhos possuem visão apurada, semelhante à de alguns mamíferos terrestres

Você quer saber como um golfinho vê o mundo? Basta olhar para o mundo. Uma pesquisa conduzida por cientistas japoneses concluiu que a espécie possui uma percepção visual tão eficaz quanto a humana e enxerga bem mesmo fora d;água. Os especialistas acreditam que a habilidade de enxergar tão claramente pode ser estendida a outros animais aquáticos.

Masaki Tomonaga, pesquisador da Universidade de Tóquio e líder do estudo, publicado na edição desta semana da revista Scientific Reports, explica que a ideia para o experimento surgiu em um trabalho anterior de sua equipe, feito com macacos. ;Uma das bases do estudo foram minhas experiências sobre a percepção de formas geométricas simples nos chimpanzés. Ao olhar para estudos com golfinhos, não conseguimos encontrar trabalhos semelhantes;, diz.



No experimento, Tomonaga e sua equipe condicionaram golfinhos a tocar com o nariz determinada figura geométrica, como um círculo, para ganhar alimento como recompensa. Depois, no painel que ficava fora do tanque onde estavam os animais, outras figuras (quadrado e triângulo) eram expostas ao lado do círculo. Mesmo com a mistura, o índice de acerto dos golfinhos foi alto, o que levou os especialistas a concluírem que os bichos enxergavam bem os objetos e percebiam as diferenças entre eles.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação