Ciência e Saúde

Amantes de games controlam sonhos como continuações de jogos

Psicóloga norte-americana constata que os amantes de videogames frequentemente controlam os sonhos, como se as experiências oníricas fossem uma continuação das brincadeiras digitais. Essas pessoas também se assustam menos com pesadelos

Roberta Machado
postado em 02/02/2014 09:40


;Uma vez, Jean Grey se soltou e começou a matar pessoas, e eu pensei: ;Isso é muito estranho, provavelmente, é um sonho;. E foi logo depois disso que ela apareceu e me disse que eu precisava acordar. Eu pensei que algo ruim ia acontecer, então acordei.; O estranho relato é apenas um entre centenas de registrados pela pesquisadora Jayne Gackenbach durante mais de 20 anos analisando como os videogames influenciam os sonhos. A descrição, que inclui uma personagem da série em quadrinhos X-men, é também um ótimo exemplo do que a estudiosa descobriu sobre o tema: pessoas que dedicam um bom tempo aos eletrônicos têm sonhos muito estranhos. Quando adormecem, elas costumam entrar em um mundo de bizarrice em que as histórias são mais vívidas e os pesadelos parecem menos ameaçadores. Além disso, mesmo sem o joystick nas mãos, os jogadores se mostram mais capazes de controlar a aventura onírica.

A psicóloga norte-americana, atualmente professora na Universidade MacEwan, no Canadá, começou a prestar atenção nos efeitos dos videogames na década de 1990, quando seu filho Teace foi fisgado pela Nintendo. Interessada em descobrir quais efeitos os jogos virtuais teriam na mente do menino, ela descobriu, por meio de estudos, que os jogos podiam melhorar a capacidade de orientação espacial ; habilidade que ela já sabia ser associada a indivíduos capazes de perceber quando estão dentro de um sonho. ;Somei 2 e 2, e pensei: ;Ei, talvez os gamers tenham sonhos lúcidos!’;, conta Gackenbach, que depois comprovou a hipótese.

Nesse tipo de sonho, também muito comum naqueles que praticam meditação, a pessoa é capaz de perceber que a situação vivenciada não é real. ;Muitos relatam diferentes graus de controle durante o sonho. Tem gente que consegue fazer o que quer, consegue alterar completamente o contexto do que se passa;, conta Sergio Arthuro, pesquisador do Instituto do Cérebro e do Laboratório do Sono do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação