Ciência e Saúde

Cientistas identificam pela primeira vez gene associado a inteligência

Estudo publicado nesta quarta-feira (12) poderá ajudar a compreender os mecanismos biológicos por trás de algumas formas de déficits cognitivos

postado em 12/02/2014 11:52

Pela primeira vez, cientistas identificaram um gene que associa a estrutura cerebral à inteligência. Pesquisadores do King;s College London encontraram uma proteína ligada ao afinamento da massa cinzenta, a camada mais periférica do cérebro, conhecida por desempenhar um papel na memória, na atenção, na percepção processual, no pensamento, na linguagem e na consciência. Estudos anteriores haviam indicado que a espessura desse tecido tem correlação com habilidades intelectuais. Só agora, porém, o gene por trás disso foi encontrado. O estudo foi publicado ontem no jornal Molecular psychiatry e poderá ajudar a compreender os mecanismos biológicos por trás de algumas formas de déficits cognitivos.


A equipe de pesquisadores, liderada pelo Instituto de Psiquiatria do King;s College, investigou amostras de DNA e exames de imagem cerebral de 1.583 adolescentes de 14 anos. Os jovens também foram submetidos a uma série de testes para determinar a inteligência verbal e não verbal.

;Nós queríamos descobrir como diferenças estruturais no cérebro se relacionam a habilidades intelectuais. A variação genética que identificamos está ligada à plasticidade sináptica ; a forma como os neurônios se comunicam. Isso pode ajudar a entender o que acontece no nível neuronal em certos tipos de deficits intelectuais, nos quais a habilidade de comunicação efetiva dos neurônios fica comprometida;, disse Sylvane Desrivi;res, principal autora do estudo. ;A inteligência é influenciada por muitos fatores genéticos e ambientais. O gene que encontramos apenas explica uma pequena proporção das diferenças nas habilidades intelectuais, então não podemos chamá-lo, sob hipótese alguma, de "gene da inteligência", pondera.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação