Ciência e Saúde

Babuínos também apresentam características como timidez e extroversão

Pesquisa ajuda a compreender a evolução cultural nas sociedades de primatas, incluindo as humanas

postado em 19/03/2014 07:00
Pesquisa ajuda a compreender a evolução cultural nas sociedades de primatas, incluindo as humanas

O predomínio de determinadas características, como timidez ou expansividade, traz uma série de consequências para o comportamento humano e, de acordo com um estudo recente, pode também favorecer ou prejudicar as chances de sobrevivência de um animal. Pesquisadores do Reino Unido mostraram que as particularidades do temperamento de babuínos interferem no aprendizado dos primatas. Segundo os cientistas, os macacos mais agitados conseguem aprender e ensinar melhor os companheiros a realizarem tarefas diárias, como se alimentarem. A conclusão ajuda a entender a sociabilidade dos bichos ; o modo como interagem e adquirem conhecimento em sua sociedade.



Alecia Carter, pesquisadora do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge e uma das autoras do trabalho, explica que o estudo surgiu como continuidade de uma pesquisa anterior que avaliou o comportamento dos babuínos quando estão sozinhos. ;Realizamos testes individuais e vimos que os animais mais tímidos aprendiam com mais dificuldade que os de perfil mais agitado. Mas, para termos certeza, seria necessário testar os babuínos quando eles estavam em grupo observando se a presença de um indivíduo dominante afetaria a resposta de um animal subordinado quando eles interagissem com a comida;, explica Carter.

Para tirar as dúvidas, Carter e colegas estudaram animais que pertenciam à Sociedade Zoológica do Projeto Baboon Tsaobis, em Londres. Eles observaram a personalidade dos animais individualmente, anotando suas características temperamentais, para depois analisá-los em grupo. Após traçarem o perfil de comportamento dos babuínos, os pesquisadores instruíram os animais em tarefas de alimentação, como aprender a comer novos tipos de comida e retirar frutas de compartimentos guardados em latas e caixas. Todas eram tarefas que exigiam uma destreza maior do que as atividades que os bichos estavam acostumados a realizar rotineiramente.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação