Bruna Sensêve
postado em 23/03/2014 06:06
Cento e cinquenta estudantes foram convidados a recordar uma memória positiva ou negativa que poderia motivá-los. Uma parcela dos participantes teve tratamento diferenciado. Não foi convidada a recordar uma memória motivacional para fazer parte do grupo de controle. Após uma semana, os efeitos da manipulação de memória foram avaliados. Como previsto, os estudantes que recordaram um evento positivo apresentaram níveis significativamente mais altos de atividade subsequente do que os alunos do grupo de controle.
O efeito ficou ainda mais evidente quando foram comparados comportamentos anteriores ao estudo relacionados à motivação para a prática de exercício físico e à satisfação com ela. Já os participantes que tiveram como intervenção uma memória negativa relataram níveis de exercício intermediários, mas ainda maiores que os do grupo controle. Os pesquisadores salientam que a intervenção não afetou as preferências dos alunos ou a busca por informações adicionais sobre o exercício e jantar saudável. ;Nossos resultados apoiam pesquisas anteriores e a teoria que indica que lembranças específicas de episódios podem direcionar comportamentos futuros;, resumem os autores.
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