Ciência e Saúde

Descoberta de provável planeta-anão provoca polêmica sobre o Sistema Solar

A identificação ajudará a compreender melhor como a Terra se formou

postado em 27/03/2014 07:00
O Sistema Solar acaba de ganhar mais um morador: o 2012 VP 133, classificado como planeta-anão por seus descobridores, foi localizado por astrônomos após uma grande varredura no espaço, que durou 10 anos. Considerado um resquício da formação de outros planetas, o novo elemento está localizado na Nuvem de Oort, região que abriga outro corpo semelhante, o Sedna. Os cientistas acreditam que, com o achado, mais objetos possam ser encontrados futuramente, o que contribui para o entendimento sobre como se formou o conjunto de estruturas que orbita o Sol, incluindo a Terra.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Desde que o Sedna foi localizado em 2003, astrônomos esperavam encontrar outros planetas-anões na Nuvem de Oort, uma área que se acredita ser o repositório dos cometas de órbita longa. ;O Sedna foi reconhecido principalmente por ser incomum, já que sua órbita permanece muito longe do Sol. Quando ele foi descoberto, todos pensaram que pudesse haver mais objetos como ele lá fora;, explica Chad Trujillo, astrônomo do Observatório Gemini e um dos autores do achado, publicado na edição desta semana da revista Nature.

Desde então, Trujillo e seu companheiro de pesquisa, Scott Sheppard, seguiram com a busca nas vizinhanças do Sedna, utilizando uma câmera de energia escura (espécie de telescópio) no Chile. Após longas varreduras estelares, eles alcançaram o objetivo. ;Encontramos um novo objeto e o nomeamos de 2012 VP 113. Está muito longe do Sol, a cerca de 83UA (unidades astronômicas);, conta o cientista. Isso significa que ele está a uma distância do Sol 83 vezes maior do que a Terra, já que 1UA é o espaço médio entre o Planeta Azul e o Astro Rei. ;Netuno, o planeta mais distante, está a 30UA. O 2012 VP 113 está realmente muito longe de tudo o mais no Sistema Solar, assim como Sedna;, prossegue Trujillo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação