Ciência e Saúde

Proteína testada no combate ao câncer pode ajudar no tratamento da cegueira

É o que indica estudo irlandês feito em camundongos

Bruna Sensêve
postado em 03/04/2014 07:00

É o que indica estudo irlandês feito em camundongos

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) está entre as cinco principais causas para a cegueira no Brasil e é a segunda mais incidente entre os idosos, ficando atrás somente da catarata. Uma diferença fundamental, contudo, é que a última tem tratamento e cura. Já a DMRI não é reversível e, em alguns casos, pode levar à perda de visão quase imediatamente. Estudos buscam novas formas de reverter ou mesmo estacionar o quadro. Entre os trabalhos mais promissores, está o de um grupo de cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Trinity, na Irlanda, que criou uma terapia a partir de uma proteína que vem sendo testada para o tratamento do câncer.



A pesquisa, coordenada pela professora de imunologia Sarah Doyle, foi publicada na edição de hoje da Science Translational Medicine. A principal propriedade da proteína interleucina-18 (IL-18) é a capacidade de suprimir a produção de vasos sanguíneos anormais atrás da retina, no fundo do olho, conforme ficou demonstrado com injeções aplicadas em camundongos.

A produção descontrolada de vasos acontece no tipo úmido da degeneração macular, a que pode provocar cegueira imediata. Nela, a barreira que impede o avanço dos pequenos vasos para a retina começa a sofrer uma degeneração. Dessa forma, os vasos já anormais começam a invadir outras regiões oculares.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação